Barreiras Naturais
As barreiras naturais são a defesa inicial do corpo contra infecções.
- Barreiras Epiteliais (Mecânicas/Físicas):
- Pele: Camadas epiteliais intactas atuam como barreiras físicas. A queratina e os lipídios na pele fornecem proteção contra microrganismos e agentes físicos/químicos prejudiciais.
- Trato Gastrointestinal: Inclui muco, movimentos peristálticos e junções fortes intercelulares.
- Trato Respiratório: possui fluxo longitudinal de ar e fluidos; muco e movimentos ciliares. A diminuição da função ciliar ou produção anormal de muco aumenta a frequência de infecções broncopulmonares. Há também anticorpos no trato respiratório.
- Olhos/Nariz: também possuem barreiras físicas.
- Barreiras Químicas:
- Pele: suor, que possui baixo pH (4 a 6), alta concentração de NaCl (causando estresse osmótico) e enzimas antimicrobianas como dermicidina, lactoferrina e lisozima. A pele também sintetiza peptídeos antimicrobianos como defensinas e catelicidinas.
- Trato Gastrointestinal: ácidos graxos, enzimas (lisozima, pepsina no pH baixo), baixo pH e peptídeos antimicrobianos (defensinas e catelicidinas). O muco presente nas mucosas serve para evitar que os patógenos consigam se aderir ao epitélio, prendendo este para depois que seja decartado. Neste muco há também o IgA, que é o anticorpo associado à mucosa.
- Outras: peptídeos antimicrobianos em geral.
- Defensinas são proteínas produzidas por células epiteliais de superfícies mucosas e leucócitos. Elas têm toxicidade direta contra microrganismos e ativam células inflamatórias, inserindo-se e desorganizando as funções microbianas. O intestino delgado é o principal local de produção das alfa-defensinas.
- Catelicidinas são produzidas por neutrófilos e células epiteliais. Elas também possuem toxicidade direta contra vários microrganismos e ativam leucócitos que promovem a erradicação do microrganismo.
- Barreiras Microbiológicas (Microbiota Saudável): A microbiota normal compete por nutrientes e por aderência ao epitélio. Algumas bactérias da microbiota produzem substâncias antimicrobianas.